Histórico
Localização
Administração
Departamentos
Graduação
Pós graduação
Extensão
Pesquisa
Biblioteca
Seminários
Professores
Funcionários
DA de Física
Material didático
Página inicial

 

GRADUAÇÃO :::.

Graduação Diurno (http://www.colgrad.fis.ufba.br/)

Bacharelado em Física:

O curso de bacharelado em física visa formar profissionais que irão atuar em atividades de pesquisas e na atividade docente universitária. Esse profissional pode trabalhar tanto na industria quanto nos meios acadêmicos (Universidades, Centros de Pesquisa etc.). O seu campo de atuação vai desde pesquisa e desenvolvimento de semicondutores utilizados em "chips" de computadores eletrônicos, pesquisa de novos materiais, pesquisas geofísicas de prospecção e estudo da estrutura do globo terrestre, até as interfaces com a Biologia e Medicina, consubstanciada na área interdisciplinar da Biofísica.

O curso tem duração mínima de 3 anos, máxima de 6 e para a integralização do currículo o aluno deve cumprir um total de 2655 horas assim distribuídas:

  • 2310 horas em disciplinas obrigatórias,
  • 300 horas em disciplinas complementares optativas,
  • 45 horas em disciplinas eletivas

Licenciatura em Física:

O curso de licenciatura em física visa formar profissionais que atuarão na área de ensino de física, em escolas de segundo grau, podendo ainda optar por seguir uma carreira acadêmica nas Universidades.

O curso tem duração mínima de 3 anos, máxima de 6 e para a integralização do currículo o aluno deve cumprir um total de 2865 horas, assim distribuídas:

  • 2430 horas em disciplinas obrigatórias,
  • 390 horas em disciplinas complementares optativas,
  • 45 horas em disciplinas eletivas

 

CURSO NOTURNO DE LICENCIATURA EM FÍSICA

Com a criação, em 1999, do Curso Noturno de Licenciatura em Física, a Universidade Federal da Bahia deu o primeiro passo para atender a uma reivindicação antiga de uma parcela significativa da sociedade baiana. Pelo seu horário de funcionamento (18:30 às 22:10 h de segunda a sexta-feira), o curso de Licenciatura em Física, atende, principalmente, àquela clientela que geralmente trabalha - ou deseja trabalhar - e tem dificuldades para conciliar os horários da universidade com o de trabalho

O Currículo:

O currículo foi concebido atendendo a dois aspectos principais: Primeiro, para permitir ao aluno uma maior flexibilidade na escolha do conjunto de disciplinas que deseja cursar e ainda possibilitar sua matricula em um menor número de disciplinas por semestre, sem aumentar significativamente o tempo máximo para conclusão do curso. Segundo, procurando incluir disciplinas novas, envolvendo, inclusive, meio ambiente, filosofia, língua estrangeira, informática, etc. O Curso Noturno de Licenciatura em Física envolve conteúdos de Física (41%). Educação (23%), além de matemática, computação, química e outros conteúdos de opção dos alunos.

A Clientela:

Destina-se aos vestibulandos que se interessam pela matéria Física e que não podem se dedicar aos estudos universitários no turno diurno por motivos diversos, inclusive o de trabalho.

O Profissional:

Formam-se profissionais de nível superior com habilitação para ministrar a matéria Física nos colégios de segundo grau, podendo o Licenciado em Física dar continuidade aos seus estudos, ingressando em cursos de pós-graduação.

O Mercado:

Existe um amplo mercado de trabalho constituído pelas escolas públicas e particulares. No momento, essas escolas não encontram no mercado os profissionais que geralmente precisam, com diploma de Licenciado em Física (professor formado para ensinar a disciplina Física). Para suprir tal carência são contratados, em regime precário, estudantes ou pessoas com formação em outras áreas.

O Corpo Docente:

O corpo docente do curso noturno de Licenciatura em Física tem alta qualificação. A sua maioria é de professores com doutorado realizado no Brasil ou no exterior, alguns, inclusive, com pós-doutorado; outros são mestres ou especialistas.

Informações Diversas:

Horário de Funcionamento: das 18:30 às 22:10 horas, de segunda a sexta-feira
Local: Instituto de Física/ UFBa, Campus Universitário de Ondina
Número de vagas no vestibular: 40 vagas
Início do Curso: Primeiro semestre de 1999. Tempo de duração: Tempo médio de 5 anos
Infra-estrutura Material: Biblioteca com mais de 10500 exemplares, laboratórios didáticos; laboratório de computação, inclusive com acesso à Internet, etc.

 

 

 

Instituto de Física - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Campus Universitário de Ondina, Salvador - BA, Brasil
CEP: 40210-340. Tel. (71) 3283-6600. Fax (71) 3283-6606.