Histórico
Localização
Administração
Departamentos
Graduação
Pós graduação
Extensão
Pesquisa
Biblioteca
Seminários
Professores
Funcionários
DA de Física
Material didático
Página inicial

 

SEMINÁRIOS :::.

 

Seminários realizados em 2009

 

Transporte Iônico em Sólidos Cristalinos via Cálculos de Primeiros Princípios

Palestrante:  Dr. Carlos Moyses Araujo (Departamento de Química Teórica - Instituto Real de Tecnologia Sueco - KTH, Suécia)

Data: 17/12/2009 (quinta-feira)
Horário: 15h
Local: sala 404 do Instituto de Física - UFBA

 

Resumo: O transporte iônico em sólidos e líquidos é um problema que tem recebido atenção especial devido a sua relevância para o desenvolvimento de dispositivos de conversão e armazenamento de energia. Os estudos teóricos neste campo da física da matéria condensada têm experimentado significativos avanços graças à elaboração de novos métodos baseados na teoria do funcional da densidade. Numa primeira etapa deste seminário, alguns destes métodos
serão apresentados e discutidos. Numa segunda etapa, o transporte de Li em Li3N será analisado. Este material é um condutor rápido de íons que está sendo amplamente estudado para aplicações em armazenamento de hidrogênio e também como eletrólito de estado sólido. Este sistema apresenta uma transição de fase para um estado superiônico onde ocorre derretimento de uma de suas sub-redes cristalinas. Este fenômeno é fortemente afetado pelo processo de hidrogenação como será apresentado.

 

Aspectos da Eletrodinâmica Quântica em 3+1 dimensões com uma dimensão extra compactificada

Palestrante:  Dr. Adolfo Pedro Carvalho Malbouisson (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas)

Data: 10/12/2009 (quinta-feira)
Horário: 16h
Local: sala 404 do Instituto de Física - UFBA

 

Resumo: Calculamos os efeitos a um laço para a Eletrodinâmica Quântica em 3+1 dimensões na presença de uma dimensão extra compactificacada, em um vácuo não-trivial para o campo de calibre, tal que um fluxo magnético não-nulo corre ao longo da dimensão extra compactificada. Obtemos o tensor de polarização do vácuo e avaliamos o termo de quebra de paridade. Fazemos uma estimativa da extensão da dimensão extra que seria compatível com os dados experimentais presentes, e mostramos que um dos efeitos da extradimensionalidade seria uma massa efetiva não-nula para o fóton.

 

Como Cálculos de Primeiros Princípios Contribuem para a Determinação Estrutural de Superfícies

Palestrante:  Prof. Dr. Caio Mário Castro de Castilho (Grupo de Física de Superfícies e Materiais - IFUFBA)
Data: 24/11/2009 (terça-feira)
Horário: 16h
Local: sala 404 do Instituto de Física - UFBA

 

Resumo: A determinação estrutural de superfícies busca responder, no que se refere aos seus átomos constituintes, a três perguntas: Quem são? Onde estão? Como se ligam? Várias são as técnicas experimentais que buscam responder a uma ou mais destas perguntas, cada uma delas com vantagens e, simultaneamente, com limitações. Os resultados coletados experimentalmente, para a sua adequada interpretação, frequentemente requerem a formulação de modelos capazes de darem suporte ao que se pode inferir dos dados obtidos. A formulação de modelos requer, muitas vezes, a realização de cálculos teóricos que possam, de alguma forma, ser comparados com os resultados do experimento. Entre várias outras abordagens, cálculos de primeiros princípios, notadamente aqueles resultantes da Teoria do Funcional da Densidade (Density Functional Theory – DFT), tem sido amplamente empregados. Neste seminário apresentaremos o que vem sendo feito no Grupo de Física de Superfícies e Materiais (GSUMA) relativo ao emprego de DFT na determinação estrutural de superfícies de alguns materiais.

 

 

Estudo teórico de nanoestruturas BxNyCz

Palestrante:  Prof. Dr. Sérgio Azevedo (Universidade Estadual de Feira de Santana)
Data: 17/11/2009 (terça-feira)
Horário: 16h
Local: sala 404 do Instituto de Física - UFBA

 

Resumo: Materiais com hibridização sp2 podem apresentar uma extensa variedade de propriedades eletrônicas e estruturais. Nanotubos de carbono, por exemplo, podem apresentar caráter semicondutor ou metálico, dependendo da sua geometria, enquanto uma estrutura de grafite comporta-se como um semimetal. A substituição total de carbono em uma folha de grafite, pela alternância de átomos de boro ou nitrogênio, formando um nitreto de boro hexagonal, resulta na abertura banda de energia com “gap” largo, o qual permanece essencialmente inalterado independente de sua quiralidade ou diâmetro, quando a folha de nitreto de boro é enrolada para formar um nanotubo de BN. Uma possibilidade interessante é a substituição parcial de carbono por átomos de boro ou nitrogênio, levando-os a formação de compostos ternários BxCyNz de diferente estequiometria, onde compostos do tipo BC _2 N têm sido sintetizados pela técnica química de deposição por vapor (CVD), estão os mais estáveis dentre os obtidos experimentalmente. Tais compostos são interessantes, pois permitem, em princípio, que as propriedades de condução sejam controladas através da incorporação de átomos de carbono, ao invés de sua quiralidade ou diâmetro, como o que acontece com os nanotubos de carbono. Recentemente, mostramos que nanocones com a estequiometria BC _2 N, são semicondutores, podendo tornam-se condutores, comportamento o qual depende somente do seu tamanho, já que quando aumentamos este, introduzimos mais átomos de carbono, e este fato faz com novos estados surjam na região do gap, orbitais p_z, dos átomos de carbono. Neste seminário pretendemos mostrar, usando cálculo de primeiros princípios como implementado no código computacional SIESTA o qual é baseado na teoria do funcional densidade, e usa método de pseudopotencias para o cálculo da estrutura eletrônica, as propriedades eletrônicas e estruturais de estruturas unidimensionais, tais como nanocones, nanotubos e nanofitas.

 

Cosmologia: algumas generalidades

Palestrante:  Dr. Wiliam  Santiago Hipólito (Pós doutorando do IF-UFBa)
Data: 03/11/2009 (terça-feira)
Horário: 16h
Local: sala 404 do Instituto de Física - UFBA

 

Resumo: Nos últimos 17 anos a parte observacional da cosmologia teve um alto grau de desenvolvimento.  Experimentos cada vez mais sofisticados e precisos tornaram possível o uso do método científico no estudo do Universo. Com os dados obtidos nesses experimentos, pela primeira vez na historia da humanidade, estamos em condições de testar de  forma  rigorosa nossos modelos cosmológicos e as teorias fundamentais que levam a estes modelos. Na última decada, estudos desses dados levaram os cosmólogos a discriminar entre os diferentes modelos existentes e a inferir que o chamado Lambda CDM é o melhor candidato para modelar  nosso Universo. O objetivo deste seminario é  apresentar, em forma geral, conceitos e idéias básicas que permitirão uma maior familiaridade com a cosmologia.
 

Modelagem computacional de sistemas biológicos

Palestrante:  Dra. Viviane Galvão
Data: 20/10/2009 (terça-feira)
Horário: 16h
Local: sala 404 do Instituto de Física -UFBA

 

Resumo: Um sistema complexo pode ser descrito como sendo composto de partes interconectadas em que o comportamento coletivo não é evidenciado na análise de elementos individuais. Esta característica é chamada de emergência e ela não é trivial, pois  relacionar as ações individuais com o comportamento coletivo não é simples. Os sistemas biológicos são complexos, uma vez que possuem um grande número de componentes que atuam segundo regras que podem mudar no tempo e não são bem estabelecidas. A modelagem computacional de sistemas biológicos utiliza modelos simplificados, com o objetivo de descrever a evolução com um pequeno número de parâmetros. Atualmente, as técnicas mais usadas para modelar sistemas complexos são equações diferenciais, autômatos celulares, teoria de agentes e redes complexas. Neste seminário discutiremos estas técnicas e daremos alguns exemplos de modelos computacionais aplicados a sistemas  biológicos.

 

Deformações de funções e implicações em álgebra e cálculo.

Palestrante:  Prof. Dr. Ernesto Pinheiro Borges
Data: 13/10/2009 (terça-feira)
Horário: 16h
Local: sala 404 do Instituto de Física -UFBA

 

Resumo: Inspirados no conceito de entropia não-extensiva, introduzimos deformações das funções logaritmo, exponencial, trigonométricas e hiperbólicas, parametrizadas pelo índice entrópico q. Exploramos propriedades dessas funções e generalizamos operações algébricas elementares (soma, produto etc.). Utilizamos esses conceitos para definir operadores deformados de derivação e integração.

 

Análise das perdas por plasmão em espectros XPS: Aplicação à superfícies de  silício amorfo e de carbono amorfo.

Palestrante:  Prof. Denis Gilbert Francis David (IF-UFBA)
Data: 06/10/2009 (terça-feira)
Horário: 16h
Local: sala 404 do Instituto de Física -UFBA

 

Resumo: Será apresentado um método de análise das perdas por plasmão nos espectros XPS obtidos em superfícies de silício amorfo e de carbono amorfo. Ele se baseia em um processo de desconvolução do espectro envolvendo a supressão do pico elástico, a extração do espectro de perda único (eliminação das perdas múltiplas) e a determinação da função dielétrica do material. Esse método quantitativo foi validado com superfícies de silício amorfo cujas propriedades são bem conhecidas, e foi aplicado ao caso do carbono amorfo, na origem desse estudo. Além da função dielétrica do material na região de 2 a 40 eV, o método se revelou capaz de separar a contribuição dos plasmões de superfície e de volume. Esse trabalho é o resultado de uma colaboração com o Instituto de Física da Universidade de Rennes.

 

Sistemas de Coordenadas para Três e Quatro Corpos: Aplicações  para o Estudo da Inversão da Quiralidade

Palestrante:  Dr. Mirco Ragni (pós doutorando do IF-UFBA)
Data: 22/09/2009 (terça-feira)
Horário: 16h
Local: sala 404 do Instituto de Física -UFBA

 

Resumo: Neste seminário serão apresentados sistemas de coordenadas para três e quatro corpos apropriados para o estudo de dinâmica de núcleos em moléculas. Estas coordenadas, também chamadas de coordenas locais ortogonais, serão introduzidas através do uso de rotações cinemáticas, representadas por matrizes ortogonais que dependem das massas das parículas envolvidas. As coordenadas locais ortogonais apresentam características importante, como por exemplo, o operador energia cinética diagonal e boa representação do potencial eletrônico. Outra classe de coordenadas, chamadas hiperesféricas e apropriadas para o estudo de reações moleculares, serão discutidas no seminário.  Na segunda parte serão apresentados dois exemplos de aplicação dessas coordenadas no estudo de inversão de quiralidade, em particular por torção em torno de uma ligação e por inversão de configuração

 

A origem da heresia Everettiana

Palestrantes: Prof. Dr. Olival Freire Junior (IF-UFBA)

Data: 08/09/2009 (terça-feira) 

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

 

Resumo: In 1956, Hugh Everett, then a PhD student at Princeton, proposed his "relative state" formulation of quantum mechanics. John Wheeler, who was Everett's advisor, recognized the originality and importance of such a proposal, but he denied that its non-conventional approach to measurement questioned the orthodox view. Indeed, Wheeler made serious efforts to obtain the blessing of Niels Bohr for Everett's ideas. These efforts gave rise to a lively debate with the Copenhagen group, the existence and content of which have been only recently disclosed by the discovery of unpublished documents. The analysis of such documents opens a window on the conceptual background of Everett's proposal, and illuminates at the same time some crucial aspects of the Copenhagen view of the measurement problem. Also, it provides an original insight into the interplay between philosophical and social factors which underlay the postwar controversies on the interpretation of quantum mechanics.

 

Historical experiments as a means to teach the nature of scientific experimentation

Palestrante: Prof. Peter Heering (Institute of Physics, Universitaet Oldenburg - Alemanha)

Data: 20/08/2009 (quinta feira) 

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

 

Resumo: The nature of science is one of the major issues of modern science education that goes beyond a simple communication of content knowledge from teacher to learner. Consequently, significant emphasis is put on these aspects. In doing so, different strategies can be employed in order to enable students to develop an understanding of how science is to be understood as a social as well as creative activity. A major aspect in the production and communication of scientific knowledge is ascribed to the so-called experimental method. Yet, it has to be questioned whether there is such a thing as ‘the experimental method’, or whether it is more appropriate to speak of experimental methods. In my presentation I am going to discuss how historical experiments can be used to make students aware of different experimental approaches as well as of different roles that experimental accounts can play in sciences. It will be argued that implementing either historical experiments or accounts of these experiments in the teaching can lead to a broader and more adequate understanding of science as a practice and a cultural activity.

 

Sobre a Aplicação da TFD em Teoria de Cordas

Palestrante: Prof. Dr. Alexandre L. Gadelha (DFIS-UEFS)

Data: 07/07/2009 (terça-feira) 

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

 

Resumo: O objetivo deste seminário é apresentar os últimos desenvolvimentos da Thermo Field Dynamics (TFD) provenientes de sua aplicação em Teoria de Cordas. A idéia é apresentar um panorama geral da TFD enquanto formulação de teoria de campos à temperatura finita, desde sua construção original passando a suas generalizações para as chamadas Formulações Gerais  SU(1,1). Após um breve resumo sobre teoria de cordas bosônicas, avançaremos sobre as dificuldades impostas pelo estudo deste sistema à temperatura finita bem como as alternativas utilizadas para contorná-las. Por fim serão apontadas as perspectivas e desafios tanto no âmbito da TFD enquanto formulação, quanto no âmbito de Teoria de Cordas.

 

Não-Classicalidade e Emaranhamento em Estados Quânticos do Campo de Radiação.

Palestrante: Érico Gonçalves de Figueiredo  (Doutorando - IFUFBa)

Data: 30/06/2009 (terça-feira) 

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

 

Resumo: O campo eletromagnético apresenta algumas propriedades somente preditas pela teoria quântica tais como estatística sub-Poissoniana e anti-agrupamento de fótons. Um questão colocada é sobre a quantificação do grau de não-classicalidade de um determinado estado. Quando o campo de radiação possui dois ou mais graus de liberdade estados emaranhados entre os modos do campo são atualmente utilizados para o desenvolvimento de sistemas de teleportação. Apresentaremos algumas propriedades não-clássicas do campo eletromagnético livre juntamente com alguns critérios de quantificação do grau de não-classicalidade para estados do campo de radiação. Estados emaranhados do campo serão discutidos juntamente com algumas medidas do grau de emaranhamento. Desenvolvimentos recentes envolvendo estados termalizados do campo eletromagnético serão abordados juntamente com alguns resultados preliminares.

 

Fullerenos, nanotubos e grafeno: a nova era do carbono.

Palestrante: Prof. Dr. Fernando de Brito Mota (GSUMA - IFUFBa)

Data: 16/06/2009 (terça-feira) 

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

 

Resumo: Desde as suas descobertas, os fullerenos, os nanotubos e o grafeno têm atraído a atenção da comunidade científica. A possibilidade de aplicação dessas moléculas na medicina e na indústria abriu uma nova área de pesquisa: a nanociência. Devido ao tamanho reduzido das novas estruturas, os efeitos quânticos e as propriedades de superfície se tornaram acentuados. Neste seminário serão apresentadas as geometrias, as propriedades eletrônicas e químicas dos fullerenos e nanotubos. A versatilidade dessas moléculas pode ser ampliada pela otimização das suas propriedades físicas através de processos de mudança estrutural, dopagem e funcionalização química. As propriedades de sistemas nanoestruturados, formados por nanotubos e fullerenos, calculadas via simulação clássica e quântica serão apresentadas e discutidas.  

 

A Complexidade da Interdisciplinaridade em Física

Palestrante: Prof. Dr. José Garcia Vivas Miranda (IF-UFBa)

Data: 02/06/2009 (terça-feira) 

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

 

Resumo: Nossa formação escolar, principalmente a universitária, nos ensina de forma contundente a separar o objeto do seu contexto. Reducionisticamente isolamos o objeto de estudo a qualquer preço, separando o que está ligado, unificando o que é genuinamente múltiplo, eliminando todo o ruído provindo da desordem que atrapalha nossa compreensão do objeto estudado. Esse tipo de pensamento se reflete nas disciplinas, separando uma das outras, fragmentando a complexa malha subjacente aos problemas estudados. Este paradigma tem nos sido muito útil e nos trouxe ao nível tecnológico atual, contudo, é incapaz de alcançar respostas para problemas que foram originalmente “tecidos em conjunto”, ou seja, o complexo. Nesta conversa veremos como a física pode elegantemente e necessariamente dialogar com outras disciplinas na resolução de problemas típicos de sistemas complexos.

 

 

Estudo sobre a equivalência experimental entre as eletrodinâmicas de Lorentz e de Einstein

Palestrante: Prof. Dr. Ricardo Carneiro de Miranda Filho(IF-UFBa)

Data: 26/05/2009 (terça-feira) 

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

 

Resumo: A teoria indicada por Lorentz em 1895 (A experiência interferencial de Michelson) e desenvolvida em 1904 no seu artigo Fenômenos eletromagnéticos num sistema que se move com qualquer velocidade inferior à da luz tem sido considerada como experimentalmente equivalente àquela apresentada por Einstein em 1905, em seu famoso trabalho A eletrodinâmica dos corpos em movimento. Contudo, a explicação “lorentziana” para o resultado negativo do experimento de Michelson e Morley (1887), proposta em 1895, falha para certas configurações do aparato experimental [1], ao contrário da explicação “einsteiniana”, que conserva sua validade. É pertinente, portanto, investigar se, e de que forma, o desenvolvimento posterior da teoria de Lorentz conduz à intrigante conclusão de que duas teorias, baseadas em sistemas conceituais e pronunciamentos de caráter ontológico distintos, prevêem o mesmo resultado para qualquer experimento de seu campo de aplicação.

[1] Miranda Filho, R. C.; Andion, N. P. ; da Costa, N. C. A; First order effects in Michelson-Morley experiment. Physics Essays 15, 2002

 

Aplicações dos isótopos ambientais no estudo da Terra

Palestrantes: Prof. Dra. Maria do Rosário Zucchi e Prof. Dr. Alexandre Barreto Costa (IF-UFBA)

Data: 19/05/2009 (terça-feira) 

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

 

Resumo: Nesta apresentação serão abordadas as aplicações dos isótopos ambientais, radiogênicos e estáveis, no estudo da Terra e assuntos correlacionados. Serão apresentadas as possibilidades analíticas do Laboratório de Física Nuclear Aplicada, bem como suas linhas de pesquisa.

 

Aplicações de Métodos Fotoacústicos para caracterização termo-óptica de materiais.

Palestrante: Profa. Dra. Daniele Toniolo Dias (IF-UFBa)

Data: 05/05/2009 (terça-feira) 

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

 

Resumo: A análise fotoacústica iniciou-se apenas na detecção de poluentes em gases e atualmente caracteriza vários tipos de materiais tais como géis, sólidos, líquidos e biológicos. A caracterização destes materiais através de técnicas fotoacústicas produz resultados não somente espectroscópicos, mas também térmicos. Os espectros de absorção fotoacústica fornecem elementos importantes no estudo das bandas de energia de um dado elemento, uma vez que permite a atribuição das transições óticas envolvidas. Uma propriedade térmica de sólidos de grande interesse é a difusividade térmica que denota a velocidade de propagação do calor na amostra. Neste seminário serão apresentados métodos fotoacústicos para caracterização termo-óptica de materiais: fibras (sisal) e polímeros reticulados e naturais (unha, cabelo...). Os métodos fotoacústicos utilizados foram: Espectroscopia Fotoacústica e Técnica de Célula Fotoacústica Aberta.

 

Estudo dos espectros de absorção fotoacústica de filmes finos de ZnO depositados em superfícies de Si, PSi e SiC via planejamento fatorial

Palestrante: Milena Ventura Castro Meira (Doutoranda, IFUFBA)

Data: 28/04/2009 (terça-feira) 

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

 

Resumo: Filmes finos de ZnO são de grande interesse para a indústria de dispositivos optoeletrônicos, como células solares, sensores de gás, óxidos condutores transparentes, entre outras aplicações. Essa grande versatilidade de aplicação é possível devido às condições de preparo e das espécies dopantes, permitindo obter filmes com características piezoelétrica, luminescente, isolante, condutora. O método Factorial Design (FD) é uma ferramenta moderna e importante aplicada em pesquisas que apresentam grandes quantidades de dados experimentais a fim de explorar e entender todas as informações que são originadas de um sistema de multivariáveis. Esse método é classificado como do tipo simultâneo, onde as variáveis de interesse e a interação entre eles, que realmente apresentam influências significativas na resposta, são avaliadas ao mesmo tempo. Neste trabalho, a espectroscopia fotoacústica foi utilizada para obter os espectros de absorção E o estudo estatístico do efeito de cada substrato revelou que o tipo de dopagem e a presença ou não de poros tem grande influência na energia de gap.

 

 

Álgebras de Clifford e o Campo de Dirac na Descrição do Espaço de Fase

Palestrante: José David M. Vianna (IF-UFBA, IF-UNB)

Data: 23/04/2009 (quinta-feira) 

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

 

Resumo: Um dos objetivos da algebrização das teorias físicas é a identificação de estruturas matemáticas que contenham as propriedades essenciais dessas teorias considerando-se então essas estruturas como noções fundamentais. Uma das perspectivas de tal enfoque é que, possuindo as estruturas algébricas regras de operação precisas, uma vez relacionadas com os fenômenos físicos podem ser exploradas de diferentes formas. Na palaestra consideraremos uma dessas estruturas, a álgebra de Clifford e sua relação com um campo tipo Dirac. Partindo de um espaço-tempo S de dimensão (4+1) com geometria Galileana, uma álgebra de Clifford é construida considerando-se o espaço de fase obtido a partir de S. Aplica-se então uma transformação de Wigner-Moyal para obter-se a representação no espaço de fase da matriz densidade explicitando-se o operador de Liouville na construção desenvolvida.

 

 

Campos Quânticos em Espaços Compactificados

Palestrante: Prof. Dr. Jorge Mário Carvalho Malbouisson (UFBA)

Data: 14/04/2009 (terça-feira) 

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

 

Resumo:  Discutiremos elementos básicos da teoria de campos à temperatura finita, considerando os formalismos de Matsubara e da Dinâmica de Campos Térmicos (DCT). Mostraremos como estes formalismos são estendidos para tratar campos em espaços com topologia  R^(D-d) X (S1)^d, descrevendo compactificação de dimensões espaciais.  Discutiremos  como aplicação da DCT assim generalizada, o efeito Casimir para “quarks” e “gluons”.

 

 

Propriedades Dielétricas Dependentes da Temperatura para Líquidos: Uma Solução  Aproximada a partir de Cálculos de Primeiros Princípios.

Palestrante: Prof. Dr. Roberto Rivelino M Moreno (UFBA)

Data: 07/04/2009 (terça-feira) 

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

 

Resumo: Neste seminário, apresentaremos uma descrição baseada na Teoria do Funcional da Densidade para a determinação de propriedades óticas e dielétricas de sistemas líquidos em temperatura ambiente. Discutiremos a viabilidade das aproximações usuais e abordaremos algumas implicações importantes, sob o ponto de vista da estrutura eletrônica. Resultados serão apresentados para o sistema CH3CN líquido

 


Seminários realizados em 2008

 

 

Mini curso: Introdução à Informação Quântica

Professor: Dr. Ardiley Torres Avelar (Instituto de Física da UFG)

Datas:17 e 18 de Dezembro de 2008

Horário:14:30 horas

Local: Sala 413 do Instituto de Física

 

Resumo: Apresentaremos conceitos básicos de mecânica quântica que são fundamentais para o estudo de informação quântica e computação quântica. Especificamente, discutiremos a criptografia quântica (protocolo BB84, teletransporte quântico, codificação superdensa, algoritmo de Deutsch, etc). Por último, introduzimos alguns sistemas físicos usados na implementação da computação quântica: eletrodinâmica de cavidades, de circuito e eletromecânica quântica

 

The Einstein Bell thought experiment as the experimentum crucis for the interpretation of quantum mechanics

Palestrante: Christoph Lehner (Diretor do projeto History of Quantum Physics – Max Planck Institut für Wissenchaftsgeschichte – Berlim – Alemanha)

Data: 09/12/2008 (terça-feira) 

Horário: 17:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

 

Resumo: Einstein proposed a rather simple thought experiment to criticize the Copenhagen interpretation of quantum mechanics, which, however, got "buried under learnedness" in the published EinsteinPodolskyRosen paper. This argument and its sharpening by John S. Bell will be presented as a tool to analyze interpretations of quantum mechanics. One is lead to a grouping of interpretations in three classes: antirealist interpretations, nonlocal interpretations, and Everettian  ("manyworlds") interpretations. I argue that the third class needs to be taken quite seriously, if for no other reason than the unattractiveness of its alternatives.

Desenvolvimento de um espectrômetro infravermelho para o estudo de novos materiais destinados à Energia Solar

Palestrante: Prof. Denis Gilbert Francis David (IF-UFBA)

Data: 11/12/2008 (quinta-feira) 

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

 

Resumo: O estudo de novos materiais para a Energia Solar necessita da caracterização das propriedades ópticas desses materiais do próximo ultravioleta até o  infravermelho longo. O LaPO já dispunha de um espectrômetro cobrindo a faixa do visível, mas nenhum no infravermelho. Foi então necessário desenvolver um instrumento cobrindo a faixa de 1 µm a 25 µm. Com esse novo espectrômetro, foram caracterizados o óxido de estanho dopado pelo flúor e também on nitreto de índio. Nesse seminário, apresentaremos o espectrômetro desenvolvido no LaPO, como também os métodos de interpretação dos espectros obtidos. Concluiremos com as perspectivas de melhoria do instrumento, em particular no sentido de determinar a emissividade e o coeficiente de absorção de revestimentos e materiais opacos por métodos foto-térmico e fotoacústico

Escalonamento Linear - Uma Perspectiva para o Tratamento Mecânico-Quântico  de Macro- Moléculas

Palestrante: Prof. Kleber Carlos Mundim (IQ-UnB)

Data: 25/11/2008 (terça-feira) 

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

 

Resumo: Este estudo visa desenvolver metodologias alternativas baseadas nos  métodos “ab-initio” e semi-empíricos para o estudo de sistemas moleculares de interesse biológicos. Inicialmente será feita uma  revisão das metodologias atuais e em seguida serão apresentadas as tendências mundiais nesta área do conhecimento. Finalmente serão introduzidos um conjunto de metodologias e procedimentos alternativos visando o escalonamento linear dos métodos mecânico quântico destacando as perspectivos do seu no desenho de novos fármacos.

O Método de Quantização Canônica de Sistemas Vinculados

Palestrante: Flávio Jamil S. Ferreira (Mestrando, IF-UFBA)

Data: 30/10/2008 (quinta-feira) 

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

 

Resumo: O tratamento de modelos clássicos e pseudoclássicos para partículas relativísticas sem massa tem sido profundamente discutido nos últimos anos. Os modelos de partículas relativísticas com spin 1/2 e massa nula proporcionam dificuldades peculiares no processo de quantização canônica. As soluções existentes são baseadas em uma quantização quasecanônica que consiste de uma hibridização dos métodos de quantização canônica e de Dirac. Neste trabalho foi realizada esse tipo de quantização, de forma que o setor de uma única partícula numa teoria quântica de campo pode ser encontrado.

Preparação de nanomateriais para nanocompósitos

Palestrante: Prof. Fabiano Vargas Pereira (Departamento de Ciências Exatas e da Terra - UNEB)

Data: 21/10/2008 (terça-feira) 

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

 

Resumo: Nesse seminário serão apresentadas algumas linhas de pesquisa desenvolvidas no Grupo de Pesquisa em Materiais Avançados e Poliméricos (GMAP), da Uneb, em especial aquelas relacionadas com a preparação de nanocompósitos em polímeros. Serão abordados inicialmente alguns tópicos de cristais líquidos poliméricos e a síntese de nanomateriais para nanocompósitos. Entre os nanocompósitos com matrizes poliméricas serão apresentados dois tipos distintos: aqueles preparados com argilas modificadas quimicamente (organofílicas) e com nanowhiskers de celulose preparados em nosso grupo a partir de fibras de sisal. O seminário abordará igualmente algumas propriedades apresentadas pelos whiskers bem como algumas possíveis aplicações.

 

Spectroscopy of atoms under confinement

Palestrante: Prof. P. K. Mukherjee (Universidade de Calcutá, India)

Data: 16/10/2008 (quinta-feira) 

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

 

Resumo: Spectroscopic properties of atomic systems under external confinements like a charge neutral background will be discussed.Non relativistic and relativistic methodologies will be used to find the change in properties like the ionisation potential, excitation energies,oscillator strengths and transition probabilities of different systems under weakly and strongly coupled plasma. Emphasis will be given to cases where laser plasma experimental data exist. Spectral line shifts of atoms under liquid helium will be discussed as a special case of external confinement.

 

Espectroscopia Eletrônica e de Massa Aplicado a Sistemas de Interesse Biológico Utilizando Radiação Síncrotron

Palestrante: Prof. Ricardo dos Reis Teixeira Marinho (ICADS - UFBA)

Data: 02/10/2008 (quinta-feira) 

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

 

Resumo: Espectroscopia eletrônica dos níveis de caroço envolve um conjunto de técnicas bastante aplicadas ao estudo de sólidos,  gases e recentemente a sistemas líquidos. Em geral, essas técnicas fornecem informações específicas da estrutura eletrônica dos átomos do sistema em estudo de tal maneira que é possível distinguir, por exemplo, a resposta dos átomos que estão na superfície ou no estado de bulk de um sólido ou um aglomerado atômico. Assim, além das informações específicas que podem ser obtidas dos deslocamentos químicos em energia, é possível investigar a dependência de algumas propriedades físicas em função da distância dos átomos ionizados da superfície. Por outro lado, ao invés de medirmos a energia cinética dos fotoelétrons, podemos estudar processos de fotofragmentação utilizando um espectrômetro de massa por tempo de vôo – que mede o tempo que os íons produzidos levam para percorrer uma distância pré-definida permitindo, dessa forma, determinar a relação massa/carga dos fragmentos produzidos. Nesse seminário, serão apresentados e discutidos alguns resultados experimentais que utilizaram técnicas de espectroscopia eletrônica dos níveis de caroço e de massa no estudo de moléculas de interesse biológico, como por exemplo estudos de soluções aquosas de glicina em função do pH utilizando espectroscopia eletrônica e radiação síncrotron. Também serão discutidos resultados recentes da fotodegradação de amino ácidos em função da dosagem de radiação síncrotron que faz parte de um projeto que está sendo implementado junto ao IF–UFBA.

 

Dinâmica molecular: da molécula de água ao nanotubo

Palestrante: Prof. Eudes E. Fileti (Centro de Ciências Naturais e Humanas Universidade Federal do ABC)

Data: 11/09/2008 (quinta-feira) 

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

 

Resumo: Dinâmica molecular consiste numa das mais poderosas técnicas de investigação teórica em ciências dos materiais. Nesse seminário examinaremos alguns detalhes importantes desta técnica e analisaremos alguns resultados recentes, indo da água líquida aos nanotubos hidratados.

 

O experimento LHCb: Charme, Beleza, violação de simetria CP e Física além do Modelo Padrão

Palestrante: Antonio Augusto Alves Junior (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF)

Data: 11/09/2008 (quinta-feira) 

Horário: 10:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

 

Resumo: O LHCb é um dos quatro experimentos do Large Hadron Collider (LHC), o gigantesco acelerador de partículas que está sendo construído no CERN, na Suíça, e entrará em funcionamento em algumas semanas. Embora o LHCb tenha sido projetado para medir a produção e os decaimentos de partículas com o quark Bottom, seu potencial para realização de medidas de alta precisão de observáveis importantes correspondentes ao quark Charm é extremamente grande. O objetivo do seminário é discutir alguns dos diversos ingredientes envolvidos na realização de medidas de desses decaimentos  no LHCb e o impacto de seus resultados no Modelo Padrão das Interações Fundamentais.  Assim, serão revisados a fenomenologia básica da mistura de sabores e violação da simetria de conjugação de carga e paridade (CP).  A detecção de decaimentos raros e a sua conexão com a caracterização de evidências para "Física Nova" também será comentada. Os recursos técnicos mais relevantes do LHC e LHCb para realização dessas medidas bem como o "status" experimental dos principais observáveis também serão discutidos.

Um Modelo de Ensino e Aprendizagem a Partir do Conceito de Experiência em Peirce

Palestrante: Profa. Dra. Ana Maria Caldeira (Depto. de Educação, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP, Campus de Bauru)

Data: 03/09/2008 (quarta-feira) 

Horário: 08:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Ideas de Naturaleza de Niños y Niñas: Un Estudio Comparado

Palestrante: Profa. Dra. Adela Molina (Universidad Distrital Francisco José de Caldas Colombia)

Data: 27/08/2008 (quarta-feira) 

Horário: 10:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

A Política de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Estado da Bahia.

Palestrantes: Profa. Dora Leal Rosa (Diretora Geral da FAPESB)

Prof. Elias Ramos de Souza (Diretor de Inovação da FAPESB)

Data: 21/08/2008 (quinta-feira) 

Horário: 10:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

 

Estruturas Algébricas em Computação Quântica e Informação Quântica

Palestrante: Marco Antônio Silva Trindade (Doutorando do Instituto de Física -UFBA)

Data: 19/06/2008 (quinta-feira) 

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

 

Resumo: A teoria da computação quântica e da informação quântica é, atualmente, bem compreendida para sistemas bipartites. Todavia, para sistemas multipartites, muitos problemas encontram-se ainda em discussão. Um dos fatores que contribuem para dificultar a análise de tais sistemas é que muitas das técnicas aplicadas não são generalizáveis de forma imediata. Isso tem motivado o desenvolvimento de outras formulações que não possuem como pano de fundo a estrutura de espaço de Hilbert. Neste seminário discutiremos a utilização de certas estruturas algébricas na teoria da computação quântica e da informação quântica. Em particular tópicos como emaranhamento quântico multipartite, operações locais com comunicação clássica e correção quântica de erro serão abordados.

O Estudo de Sistema Quânticos Confinados Usando Métodos Variacionais: Uma Revisão
Palestrante: Prof. Frederico Vasconcelos Prudente (Instituto de Física -UFBA)

Data: 12/06/2008 (quinta-feira) 

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física


Resumo: Sistemas quânticos confinados, isto é, partículas ou sistemas de partículas que têm seus movimentos limitados a uma determinada região do espaço, têm recebido atenção desde o início da Teoria Quântica. As propriedades físicas e químicas dos objetos confinados são modificadas com relação aos objetos livres tanto devido ao confinamento espacial como a outros fatores advindos do meio como, por exemplo, o campo eletromagnético, ligações químicas não saturadas, etc. Nos últimos anos, o interesse nesta área tem crescido bastante devido ao grande conjunto de fenômenos e processos físicos que podem ser caracterizados ou entendidos como sistemas quânticos confinados e que têm grande aplicação tecnológica. Os sistemas quânticos confinados são importantes, por exemplo, em átomos e moléculas em cavidades como peneiras moleculares de zeólitas, fulerenos ou meio solvente; em bolhas formadas em torno de átomos e moléculas em hélio líquido; em estruturas semicondutoras na escala mesoscópica, como os átomos e moléculas artificiais e pontos quânticos; em átomos sob pressão que são importantes para o entendimento do interior de planetas, entre outros. Do ponto de vista teórico, diferentes metodologias teórico-computacionais têm sido empregadas para estudar sistemas quânticos confinados. Em particular, métodos baseados no formalismo variacional que expandem a função de onda em um conjunto de funções de base como, por exemplo, os métodos da representação da variável discreta, do elemento finito e Monte Carlo quântico com funções correlacionadas têm sido empregados com sucesso para tratar sistemas com poucos elétrons. No presente trabalho nosso objetivo é apresentar uma revisão de aplicações dessa classe de métodos a sistemas quânticos confinados típicos como o átomo de hidrogênio e o ponto quântico com dois elétrons, discutindo as vantagens e desvantagens de cada um deles.

O modelo de Ising numa cadeia linear com interação de longo alcance

Palestrante: Edgar Marcelino de Carvalho Neto (Mestrando do Instituto de Física da UFBA)

Data: 05/06/2008 (quinta-feira) 

Horário: 16:00 horas  (2a palestra)

Local: Sala 404 do Instituto de Física

 

Resumo: O modelo de Ising visa descrever o comportamento de sistemas constituídos por spins interagentes na presença ou na ausência de um campo magnético externo. Isto é feito com o auxílio do formalismo de Gibbs da Mecânica Estatística (especificamente o ensemble canônico). Este modelo tem larga aplicação na descrição de sistema onde cada grau de liberdade pode ocupar apenas dois estados distintos. A primeira solução analítica para este modelo foi feita por Ising em uma cadeia linear com interações de primeiros vizinhos. Outra importante foi a de Onsager na rede quadrada, também com aproximação de primeiros vizinhos. A cadeia linear com interações de longo alcance não tem solução analítica, por conta disto métodos computacionais são propostos para estudar esse problema. Neste seminário apresentaremos uma adaptação do método de matriz de transferência e sua aplicação para obtenção de resultados numa cadeia linear com interação de longo alcance. Este método, que foi originalmente desenvolvido para descrever uma situação ferromagnética, será adaptado para o tratamento de outras situações, como: antiferromagnética, com constantes de acoplamento alternadas

 

Estudo de propriedades de escala no escoamento de fluido em meio poroso modelado por empacotamento Apoloniano.

Palestrante: Rafael Sousa de Oliveira (Mestrando do Instituto de Física da UFBA)

Data: 05/06/2008 (quinta-feira) 

Horário: 16:00 horas  (1a palestra)

Local: Sala 404 do Instituto de Física

 

Resumo: O escoamento de fluidos em meios porosos é de grande importância em muitas situações práticas que vão desde a recuperação de petróleo aos reatores químicos e tem sido objeto de estudo a um bom tempo em diversos campos da ciência e da engenharia. Em muitas situações práticas de análise de escoamentos em meios porosos é necessário um conhecimento de como a vazão varia em função da diferença de pressão. A determinação desta relação, só é possível conhecendo-se alguma grandeza física que representa a resistência do meio poroso ao escoamento. Esta resistência pode ser expressa de diversas maneiras, como por exemplo, para escoamento de fluidos de fase única, pelo fator de atrito ou pela permeabilidade de Darcy. Simulações computacionais baseadas em detalhados modelos de geometria porosa e fluxo de fluido tem sido usadas para predizer coeficientes de permeabilidade assim como avaliar correlações semiempíricas obtidas para materiais porosos reais. Na parte inicial deste trabalho estamos interessados em encontrar coeficientes de permeabilidade para um meio poroso modelado por empacotamento Apoloniano.

  Medidas de não-classicalidade e emaranhamento de estados não clássicos do campo de radiação

Palestrante: Érico Gonçalves de Figueiredo (Mestrando do Instituto de Física da UFBA)

Data: 29/05/2008 (quinta-feira) 

Horário: 16:00 horas  (2a palestra)

Local: Sala 404 do Instituto de Física

 

Resumo: Estados quânticos do campo de radiação apresentam diversas propriedades não-clássicas tais como Estatística sub-Poissoniana e Compressão de Ruído de Quadratura. Em geral esses comportamentos não ocorrem simultaneamente, levantando a questão sobre a possibilidade de quantificar o grau de não-classicalidade dos estados quânticos. Em sistemas de duas ou mais partes, aparecem também estados emaranhados, fundamentais para aplicações modernas como tele transporte, com relevância para a computação quântica. Apresentaremos alguns estados não clássicos do campo de radiação e algumas medidas de não-classicalidade. Para sistemas de duas partes discutiremos medidas de emaranhamento e buscaremos a relação com medidas de não-classicalidade para algumas famílias de estados puros

Sobre duas classes de sistemas mecânico-quânticos espacialmente confinados

Palestrante:  João Cláudio Costa Pereira (Mestrando do Instituto de Física da UFBA)

Data: 29/05/2008 (quinta-feira) 

Horário: 16:00 horas (1a palestra)

Local: Sala 404 do Instituto de Física

 

Resumo: Sistemas mecânicos-quânticos confinados espacialmente vêm sendo alvo de estudo por muitos autores interessados em descrever e entender fenômenos físicos que surgem devido ao confinamento. Para tanto, é necessário ter modelos teóricos que possam descrever tais sistemas e determinar funções de estados que leve em conta a forma geométrica do confinamento, isto é, funções, por exemplo, que se anulem na fronteira do confinamento. De uma forma geral é possível classificar os modelos teóricos de sistemas quânticos confinados em duas classes: uma classe que consiste em modificar o Hamiltoniano associado ao sistema livre com adição de um potencial que simula as condições do confinamento espacial obtendo-se a solução para esse Hamiltoniano modificado, e outra classe que consiste em usar as soluções de Hamiltoniano do sistema livre incorporando as condições de contorno do confinamento na combinação linear dessas soluções. Apresentaremos neste trabalho esses modelos teóricos com algumas aplicações especificas.

Determinação Teórica da Curva de Energia Potencial da Molécula LiH usando Metodologias Ab Initio

Palestrante: Manuela Souza Arruda (Mestranda do Instituto de Física da UFBA)

Data: 15/05/2008 (quinta-feira) 

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

 

Resumo: No estudo de moléculas é possível separar a equação de Schrödinger, via a aproximação de Born-Oppenheimer, em duas: uma relacionada com a parte nuclear e a outra com o movimento eletrônico. A equação para os núcleos descreve os fenômenos da dinâmica molecular, incluindo o movimento vibracional e rotacional, os estados metaestáveis, processos de fotodissociação e o espalhamento elástico, inelástico e reativo de moléculas. Neste contexto, a interação entre os núcleos é descrita por uma Curva de Energia Potencial (CEP), no caso de uma molécula diatômica, que detém a informação de um particular estado eletrônico do sistema molecular e da repulsão entre os núcleos. A equação de Schrödinger eletrônica descreve o movimento dos elétrons em uma dada configuração nuclear. A sua solução, que pode ser obtida por métodos de correlação eletrônica pós-Hartree-Fock, permite a determinação do autovalor de energia do estado eletrônico de interesse. As CEPs são então construídas a partir da solução do problema eletrônico para diferentes geometrias nucleares. Neste trabalho, nós calculamos a PEC do estado eletrônico fundamental da molécula LiH usando o método de Interação de Configurações (CI). Estes cálculos são realizados empregando como orbitais atômicos a família de funções de base Gaussianas correlacionada-consistentes de Dunning (cc-pVXZ, onde X=D, T e Q) e bases aumentadas com funções difusas (aug-cc-pVXZ, onde X=D, T e Q). Finalmente, as constantes espectroscópicas de tal estado e os níveis vibracionais associados são obtidas. Nossos resultados são comparados com resultados experimentais e teóricos previamente publicados na literatura.

A Complexidade das Taxas de Câmbio no Brasil

Palestrante: Marcus Fernandes da Silva (Mestrando do Instituto de Física da UFBA)

Data: 15/05/08 (quinta feira)

Local: sala 404 do Instituto de Física

Hora: 16:00 h

Resumo: Podemos definir taxas de câmbio como sendo o mercado de trocas de moedas entre países. O foco deste trabalho é o mercado de conversão de moedas entre o Brasil e os Estados Unidos entre dois períodos distintos: o câmbio fixo (entre 1995 e 1998) e o câmbio flutuante (a partir de 1999). No câmbio fixo as taxas de câmbio são “impostas” pelo Banco Central ao mercado, já no flutuante as taxas emergem do mercado sem uma intervenção direta do Banco Central. Do ponto de vista da física estatística este sistema pode ser considerado como uma típica transição entre uma dinâmica determinística e uma estocástica. De forma que analisando esta transição podemos avaliar como emergem os padrões de auto-oganização do mercado financeiro. Isto está sendo investigado a partir da caracterização das séries temporais da flutuação cambiais, mediante o cálculo do expoente de Hurst. Tal índice traz informações sobre a persistência nas flutuações de séries estocásticas. Além disso, será feita uma pequena explanação sobre a complexidade do mercado de câmbio e a influência deste na economia brasileira.

Limiar da reinfecção: teoria e aplicações em epidemiologia e biologia das populações de patogêneos.

Palestrante: Dra. Maria Gabriela M. Gomes (Instituto Gulbenkian de Ciência - Portugal)

Data: 22/04/08 (terça feira)

Local: sala 404 do Instituto de Física

Hora: 16:00 h

Resumo: O limiar da reinfecção foi introduzido na epidemiologia das doenças infecciosas em 2004. Diversas aplicações tem sido propostas, algumas das quais estão já demonstradas. Primeiro, populações que sustêm transmissão acima deste limiar, tendem a ser insensíveis a vacinação, levando a um simples mecanismo explicativo para a variabilidade na eficácia da BCG. Segundo, o limiar da reinfecção surge com um papel regulador na diversidade de patogêneos, levando a um possível mecanismo para o padrão evolutivo da gripe. Na pertussis, o mesmo limiar determina a ocorrência da incidência máxima da doença em regiões de transmissibilidade intermediária e, na malária, leva-nos a identificar um limiar da erradicação em regiões de transmissão baixa ou moderada. O limiar da reinfecção oferece explicação a um conjunto crescente de inconsistências observadas em doenças infecciosas e pode ser manipulado por intervenções devidamente desenhadas. Esta utilidade prática, que é talvez o aspecto mais excitante, está inteiramente por explorar.
 

Soluções Exatas da Cosmologia de Brans-Dicke com o Termo Cosmológico Variável

Palestrante: Agostinho Ernani Montenegro Jr (Doutorando do Instituto de Física - UFBA)

Data: 10/04/08 (quinta feira)

Local: sala 404 do Instituto de Física

Hora: 16:00 h

Resumo: Apresentamos soluções cosmológicas da teoria de Brans-Dicke, na qual impomos as condições que a densidade de energia do vácuo e a “constante” gravitacional caem linearmente com o parâmetro de Hubble. Uma das soluções, com parâmetro de desaceleração constante, apresenta uma razão constante entre as densidades de energia do vácuo e da matéria, jogando luz, portanto, sobre o problema da coincidência cósmica. Encontramos, também, mais três soluções com parâmetro de desaceleração variável, nas quais a energia do vácuo é negativa. Duas delas não são aceitáveis do ponto de vista observacional, por apresentarem parâmetro de desaceleração sempre negativo ou sempre positivo, respectivamente. A terceira delas leva, para tempos longos, a uma densidade relativa de matéria constante, o que também constitui uma possível solução para o problema da coincidência cósmica

Estudo do Ferromagnetismo em Semicondutores Magnético Diluídos Aplicados ao GaMnAs

Palestrante: Rogério da Silva Neves (Doutorando do Instituto de Física - UFBA)

Data: 10/04/08 (quinta feira)

Local: sala 404 do Instituto de Física

Hora: 16:00 h

Resumo: Com a descoberta da transição ferromagnética em Ga1-xMnxAs em temperaturas excedendo 100K, o interesse em investigar as propriedades físicas dos semicondutores magnéticos diluídos (DMS) foi intensificada, tendo em vista o seu grande potencial em aplicações de dispositivo spintrônico. Em nosso estudo, consideramos que as impurezas substitucionais Mn no semicondutor GaAs, apresentam um momento angular local nulo, momento de spin S = 5/2 e buracos moderadamente ligados. Com base na aproximação do campo médio, estudamos o fenômeno de ferromagnetismo neste semicondutor, considerando os buracos numa banda de impureza e sua interação de troca com spin de Mn. Calculamos a magnetização espontânea e avaliamos a temperatura crítica TC em função da constante de acoplamento magnético, da concentração de impurezas e da compensação. Utilizamos um formalismo proposto por Matsubara e Toyozawa no cálculo da configuração média para uma distribuição de spins de impurezas Mn com desordem espacial. Os resultados obtidos apresentaram-se melhores para médias concentrações (sistemas na fase metálica), concordando bem com resultados experimentais e outros resultados teóricos, indicando a um comportamento característico na fase ferromagnética. Embora ainda exista uma grande incerteza na determinação do valor exato da constante de acoplamento magnético, considerado em trabalhos teóricos, acreditamos que nosso método é de grande utilidade no entendimento das propriedades físicas deste material

Contribuição da Física de Superfícies aos Estudos em Catálise Heterogênea: Um Pouco do Passado e Perspectivas Futuras.

Palestrante: Prof. Caio Mário Castro de Castilho  (Instituto de Física - UFBA)

Data: 03/04/08 (quinta feira)

Local: sala 404 do Instituto de Física

Hora: 16:00 h

Resumo: Para muitas pessoas, Física de Superfícies corresponde a uma área do conhecimento onde, sob condições de ultra-alto vácuo, superfícies ordenadas são estudadas. A despeito disto, não há dúvidas de que experimentos conduzidos em tais condições têm contribuído significativamente para a compreensão de fenômenos de Catálise Heterogênea. No entanto, é forçoso reconhecer que as condições prevalentes nos experimentos típicos da Física de Superfícies, realizados no período entre o início da década de 60 do século passado e o início do presente século, guardam pouca ou nenhuma correspondência com as condições em que ocorrem as reações químicas em reatores industriais. Numa outra direção, os fenômenos fisiológicos diretamente ligados a organismos vivos e que dependem de trocas realizadas em interfaces, por sua vez também diferem significativamente das condições tradicionais dos experimentos em Física de Superfícies. Neste seminário abordaremos, sucinta e brevemente, alguns sucessos decorrentes de investigações em Física de Superfícies para esclarecimento de fenômenos que ocorrem no “mundo real”, ao tempo em que serão apresentadas algumas novas perspectivas que começam a surgir no sentido de explorar experimentalmente fenômenos que ocorrem em condições mais próximas daquelas de interesse prático.

 

Sistemas contendo centenas de átomos e milhares de elétrons: Um tratamento baseado em primeiros princípios

Palestrante: Prof. Roberto Rivelino de Melo Moreno (Instituto de Física -UFBA)

Data: 27/03/08 (quinta feira)

Local: sala 404 do Instituto de Física

Hora: 16:00 h

Resumo: Neste seminário mostraremos como é possível resolver os problemas de sistemas moleculares estendidos (e.g., agregados, nanoestruturas e líquidos) a partir de métodos teóricos baseados em primeiros princípios. Uma breve discussão será feita sobre as aproximações fundamentais usadas para o tratamento desses sistemas. O formalismo de Kohn-Sham para a Teoria do Funcional da Densidade (DFT) será revisitado. Nosso foco principal é a determinação de propriedades estruturais, eletrônicas e óticas de materiais nanoestruturados sob a influência de um meio externo. Discutiremos nossos resultados mais recentes obtidos com aplicações da DFT.

Ensino de ciências nas séries iniciais

Palestrante: Prof. Dr. Ernst Hamburger (Instituto de Física - USP)

Data: 14/03/08 (sexta feira)

Local: sala 404 do Instituto de Física

Hora: 18:00 h

 

Persistence in Ecological Modelling.

Palestrante: Prof. H. I. Freedman (University of Alberta - Canada)

Data: 24/01/2008 (quinta-feira)
Local: sala 404 - Instituto de Física
Horário: 16:00 hs

Resumo:  After defining various forms of persistence and delineating some important  theorems,  persistence theory is applied to various ecological criteria in order to obtain criteria for the existence over long periods of time for all populations.  Specific examples will be given for three species food chains, populations with group defence, predator-prey systems modified by a parasite, and migrating animal herds.
 


Seminários realizados em 2007

 

Sobre a validade da equação de Stokes-Einstein/Eyring em líquidos super-resfriados: recentes descobertas sobre processos de transporte em sistemas inorgânicos

Palestrante: Marcio Luis Ferreira Nascimento (Pós-Doutorando - Universidade Federal de São Carlos-UFSCar)

Local: Sala 404 - Instituto de Física
Data: 18/12/2007 (Terça-Feira)
Hora: 16:00 horas

Resumo: Processos de difusão controladores das cinéticas de nucleação, crescimento de cristais e fluxo viscoso em sistemas formadores vítreos tem sido objeto de intensos debates e controvérsias. Uma das principais refere-se à validade da equação de Stokes-Einstein/Eyring (SE) numa ampla faixa de temperaturas, desde a temperatura liquidus até próximo da temperatura de transição vítrea. Outra questão principal refere-se às ‘unidades estruturais’ que controlam tais cinéticas: seriam átomos isolados ou um processo cooperativo de agrupamento de átomos? Nosso objetivo é lançar novas luzes sobre tais questões ao comparar até seis diferentes modos de difusão a partir de vários sistemas inorgânicos, a saber: via taxa de crescimento de cristais; nucleação; tempo de retardo (da nucleação); viscosidade (utilizando SE); condutividade iônica (utilizando a relação de Nernst-Einstein) e medidas experimentais de autodifusão de elementos. Aplicações destes resultados podem e devem influenciar na compreensão de fenômenos tão díspares quanto a cristalização de rochas, a produção de vitrocerâmicas e metais amorfos bem como biovitromateriais.

Redes de Palavras de Textos Escritos: Uma primeira análise da linguagem verbal escrita a partir do conceito de força-fidelidade

Palestrante: Madaya dos Santos Figueiredo de Aguiar (Mestranda do Instituto de Física - UFBA)

Local: Sala 404 - Instituto de Física
Data: 13/12/2007 (Quinta-Feira)
Hora: 16:00 horas

Resumo: A linguagem verbal humana é um processo dinâmico e linear que ocorre no ambiente cérebro-mente e emerge a partir da organização de um conjunto de unidades lingüísticas – a palavra. Dessa forma, esse sistema, que se auto-regula através de leis que não são exclusivas a ele, é classificado como um Sistema Complexo. Nosso trabalho tem por objetivo avaliar, sob a perspectiva das redes complexas, as propriedades topológicas da rede de associações de palavras (Teixeira, 2007) que emerge no processo de construção de textos literários.  Esta rede revela, de forma simplificada, estruturas de organização mental associados à memória declarativa humana. Os resultados indicam um padrão topológico único e não aleatório com propriedades críticas típicas de um sistema auto-organizado.

Métodos Precisos para Cálculos Atômicos: Método de Hylleraas

Palestrante: Leandro Cerqueira Santos (Mestrando do Instituto de Física - UFBA)

Local: Sala 404 - Instituto de Física
Data: 06/12/2007 (Quinta-Feira)
Hora: 16:00 horas

Resumo: No presente trabalho, objetivamos discutir um procedimento para incluir a correlação eletrônica na determinação de propriedades atômicas.  Faremos uma breve abordagem do Método Hartree-Fock, que surge como uma aproximação da equação de Schrödinger; discutiremos sua importância na resolução de alguns problemas e suas limitações. Discutiremos então o método proposto por Hylleraas no inicio da Teoria quântica, e continua em uso, para aprimorar estes resultados. Tal método sugere que a função de onda descreva a correlação do movimento dos elétrons diretamente, com a inclusão da coordenada r12, que dá a distância entre os elétrons. Mostraremos a relevância da inclusão desta correlação no cálculo da energia do átomo de Hélio.

 

Espelho térmico resolvido no tempo para deteção de deslocamento superficial em nano escala em sólidos de baixa absorção.

Palestrante: Prof. Paulo Roberto Borba Pedreira (Universidade Estadual de Maringá - PR)

Local: Sala 404 - Instituto de Física
Data: 22/11/2007 (Quinta-Feira)
Hora: 16:00 horas

 

Resumo: Apresentamos um método utilizando espelho térmico para medidas absolutas de propriedades termo-óptico-mecânicas de sólidos. Através da equação termoelástica para deslocamentos de superfícies e da propagação do campo elétrico no espaço livre obtemos uma expressão para a intensidade do feixe de prova, após reflexão na superfície da amostra, no plano de um fotodetetor. Provas experimentais foram efetuadas em amostras sólidas, LSCAS, CAS, DIN e Mn. Os parâmetros ajustados à expressão deduzida estão em excelente acordo com dados obtidos da literatura para as propriedades térmicas, ópticas e mecânicas, sugerindo este método como uma excelente ferramenta para a caracterização de um largo intervalo de
materiais semi-transparentes e opacos
.

 

Evolução de perturbações em um modelo cosmológico com densidade de vácuo variável.

Palestrante: Humberto  de Almeida Borges (Doutorando - Universidade Federal da Bahia)

Local: Sala 404 - Instituto de Física
Data: 20/11/2007 (Terça-Feira)
Hora: 16:00 horas

Resumo: Neste trabalho estudamos um modelo cosmológico com densidade do vácuo variável, com uma lei de variação pela qual o termo cosmológico varia linearmente com o parâmetro de Hubble. No contexto da Relatividade Geral, considerando um universo espacialmente homogêneo e isotrópico, com curvatura espacial nula, preenchido com fluido perfeito, mostramos que as soluções encontradas preservam as características gerais do modelo padrão com constante cosmológica e possuem um bom acordo com os parâmetros cosmológicos observados. O modelo apresenta uma fase inicial dominada por radiação, seguida por uma época dominada por matéria, longa o bastante para permitir a formação das grandes estruturas hoje observadas, e por uma fase dominada pelo termo cosmológico, a qual tende assintoticamente para um universo de Sitter. Apresentamos também as teorias Newtoniana e relativística das pequenas perturbações, obtendo as equações de evolução do contraste de matéria para o presente modelo.

 

Processos estocásticos na compactação de proteínas

Palestrante: Prof. Sérgio Coutinho (Universidade Federal de Pernambuco)

Local: Sala 404 - Instituto de Física
Data: 13/11/2007 (Terça-Feira)
Hora: 16:00 horas

 

Resumo: Em seu estado nativo as proteínas adotam uma única e bem definida configuração que é responsável pelas suas funções biológicas. A previsão, determinação e classificação dessas configurações a partir de sua seqüência de aminoácidos é um dos grandes desafios da ciência moderna, pois requer a utilização de procedimentos experimentais de altíssima resolução na Biologia, Química e Física. Do ponto de vista teórico, face ao grande número de possíveis configurações, as metodologias computacionais convencionais, fundamentadas em dinâmica de Monte Carlo ou dinâmica molecular, tornam-se inviáveis pelo alto custo computacional. Nesta palestra, discutiremos por meio de um modelo simples de caminhante aleatório angular, que certas propriedades físicas das proteínas estão diretamente relacionadas com processos estocásticos limitados, sem os quais os valores experimentais observados em proteínas depositadas no PDB ("Protein Data Bank") não seriam previstos. Esses resultados sugerem que a estocasticidade, em certo grau, é um ingrediente indispensável no processo de enovelamento de proteínas.

A Física do Solo: um ponto de vista experimental.

Palestrante: Prof. Marcos Lado Liñares (Universidade de La Coruña, Espanha)

Local: Sala 404 - Instituto de Física
Data: 06/11/2007 (Terça-Feira)
Hora: 16:00 horas

Física do quark Charm no LHCb: violação de simetria CP, mistura de sabores, decaimentos raros e outros aspectos

Palestrante: Augusto Alves Jr. (Doutorando - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – Rio de Janeiro)

Local: Sala 404 - Instituto de Física
Data: 11/10/2007 (Quinta-Feira)
Hora: 16:00 horas

Resumo: O LHCb é um dos quatro experimentos do Large Hadron Collider, o acelerador de partículas que está sendo construído no CERN e entrará em funcionamento em meados de 2008. Embora o LHCb tenha sido projetado medir a produção e os decaimentos de partículas com o quark Bottom, seu potencial para realização de medidas de alta precisão de observáveis importantes correspondentes ao quark Charm é extremamente grande. O objetivo do seminário é discutir alguns dos diversos ingredientes envolvidos na realização de medidas de decaimentos charmosos no LHCb e o impacto de seus resultados no Modelo Padrão das Interações Fundamentais. Assim, será revisada a fenomenologia básica da mistura de sabores e violação da simetria de conjugação de carga e paridade, enfatizando-se as peculiaridades desses efeitos no setor charmoso do Modelo Padrão. A detecção de decaimentos charmosos raros e a sua conexão com a caracterização de evidências para "Física Nova" também será comentada. Os recursos técnicos mais relevantes do LHC e LHCb para realização dessas medidas bem como o "status" experimental dos principais observáveis também será apresentado.

Estudo do Ferromagnetismo em Semicondutores Magnéticos Diluídos Aplicado ao GaMnAs

Palestrante: Rogério da Silva Neves (Doutorando do Instituto de Física - UFBA)

Local: Sala 404 - Instituto de Física
Data: 04/10/2007 (Quinta-Feira)
Hora: 16:00 horas

Resumo: Neste trabalho estudamos a magnetização do semicondutor magnético diluído (DMS) GaMnAs como função da temperatura e da densidade de estados da banda de impurezas. Os resultados obtidos concordam com resultados experimentais e outros resultados teóricos. Discutimos a forma das curvas de magnetização variando a concentração de impurezas. Utilizamos o formalismo de Matsubara e Toyosawa, muito utilizado para descrever propriedades de semicondutores não magnéticos, para descrever as propriedades de semicondutores magnéticos

First principles prediction of effective Hamiltonian parameters in high Tc superconducting cuprates

Palestrante: Prof. Francesc Illas Riera (Universitat de Barcelona, Espanha)

Local: Sala 404 - Instituto de Física
Data: 27/09/2007 (Quinta-Feira)
Hora: 16:00 horas

Resumo:

Solid state physics often relies on effective Hamiltonians to investigate the properties of many systems such as superconducting cuprates and other strongly correlated systems. These Hamiltonians reduce the whole physics to a few well defined parameters. However, these parameters are either taken from experiment or from intuition. Recent developments in electronic structure methods of quantum chemistry together to periodic density functional calculations enable a first principle predictions of these parameters. This will be discussed for Heisenberg and t-J models of superconducting cuprates. Relationship to critical temperature will also be highlighted.

 

Estudo de Sistemas Quânticos Usando o Método do Elemento Finito: Sistemas Confinados e Processos de Espalhamento

Palestrante: Marcílio Nunes Guimarães (Instituto de Física - UFBA)
Local: Sala 404 - Instituto de Física
Data: 13/09/2007 (Quinta-Feira)
Hora: 16:00 horas

Resumo:
Neste trabalho desenvolvemos e implementamos computacionalmente procedimentos numéricos eficientes para o estudo de sistemas quânticos confinados e de processos de espalhamento quântico. Os procedimentos que utilizamos são baseados no formalismo variacional para estados ligados e no formalismo variacional da matriz R para estados não ligados. Ambos empregam o método do elemento finito (MEF) para expansão da função de onda em termos de um conjunto finito de funções de base. Também propomos um procedimento para otimizar a malha de elementos e proporcionar uma convergência mais rápida dos resultados que denominamos de procedimento mecânico quântico auto-consistente. Avaliamos a eficiência das metodologias utilizadas comparando nossos resultados com diversos outros previamente publicados na literatura.
 

Testes Observacionais em Modelos Cosmológicos com Densidade do Vácuo Variável

Palestrante: Cássio Pigozzo (Estudante de Mestrado, IF-UFBA)
Data: 24/05/2007 (quinta-feira)
Horário: 16:00 horas
Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do IF-UFBA

Resumo:
Observações de supernovas do tipo Ia e da radiação cósmica de fundo, entre outras, sugerem a existência de uma componente de energia conhecida como energia escura, responsável pela expansão acelerada do Universo. Tomando um modelo cosmológico em que a densidade dessa componente cai linearmente com o parâmetro de Hubble, testes com dados de supernovas de diferentes grupos de pesquisa são utilizados para verificar a viabilidade do mesmo. Serão apresentados resultados para esse modelo e a comparação com o modelo padrão. Também serão apresentados testes preliminares baseados em oscilações acústicas bariônicas e na radiação cósmica de fundo.

 

  Física Estatística e Sistemas Complexos (FESC)

Palestrante: Profa. Dra. Suani Tavares Rubim de Pinho (IF-UFBA)

Data: 17/05/2007 (quinta-feira)
Horário: 16:00 horas
Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do IF-UFBA

Resumo:
Neste seminário faremos uma breve introdução das áreas da Física Estatística e Sistemas Complexos. A seguir apresentaremos as diversas linhas de pesquisa do nosso grupo de pesquisa intitulado Física Estatística e Sistemas Complexos (FESC), criado no Instituto de Física da UFBa em 2000. Dentre as linhas de pesquisa, exploraremos mais especificamente a “Modelagem Matemática e Computacional de Sistemas Biológicos e Biomédicos”, com ênfase nas técnicas utilizadas, quais sejam, equações diferenciais com atraso temporal, autômatos celulares, redes complexas e agentes. Nesta direção, temos trabalhado na modelagem da dinâmica de diversas doenças nos níveis populacional (sarampo, dengue e tuberculose) e individual (câncer, HIV e malária), em colaboração com pesquisadores do ISC-UFBa, UFPe e University of Alberta. Mais recentemente iniciamos uma colaboração em modelagem de sistemas em nível molecular com pesquisadores do IB-UFBa e da UEFS.

Hadrons in Nuclear Matter: Role of temperature and density
Palestrante: Prof. Faqir C. Khanna (University of Alberta and TRIUMF, Canadá)

Data: 26/04/2007 (quinta-feira)
Horário: 16:00 horas
Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do IF-UFBA
Resumo:
Recent experiments have shown some effects of higher density and temperature on the properties of Hadrons in Nuclear Matter. High density Nuclear Matter is relevant to the Neutron Stars where an equation of state is essential to understanding their behavior. Some recent calculations to understand the change of coupling of mesons to Hadrons and their masses will be presented. Study of high density systems remains a real problem since there is no way to understand the N-N interactions and theoretical methods to study such systems.

Elementos da Teoria Quântica de Campos a Temperatura Finita e Aplicações
Palestrante: Prof. Ademir Eugênio Santana (UnB)
Data: 19/04/2007 (quinta-feira)
Horário: 16:00 horas
Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do IF-UFBA

Resumo: Os elementos da teoria quântica de campos a temperatura finita serão revistos, a partir de um panorama histórico breve desde sua origem. A apresentação explora ingredientes de simetria, o que permite uma visão unificada dos diversos métodos. Em particular, elementos topológicos dessa teoria conduzem a um esquema próprio para tratar campos confinados em regiões espaciais. Este procedimento será aplicado, como exemplo, ao modelo de Gross-Neveu.


Noblest of all metals is structurally unstable at high pressure
Palestrante: Dr. Jailton Souza de Almeida (IF-UFBA)
Data: 12/04/2007 (quinta-feira)
Horário: 16:00 horas
Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do IF-UFBA

Resumo: The uniqueness of gold and its appreciation as a valuable material throughout history is closely related to its exceptional stability to chemical reactions and extreme pressures and temperatures. Because of its chemical, mechanical and electrical properties, gold is considered the noblest of all metals. Gold has been known to remain stable in a cubic crystalline phase from ambient conditions up to 180 GPa (one million eight hundred thousand atmosphere!). Due to its large pressure and temperature stabilities, the cubic phase of gold is currently used as a pressure calibrant in high-pressure and high-temperature experiments at pressures above 100 GPa. A possible structural phase transformation would place a "natural" limit on the application of cubic gold as a calibrant in high-pressure and hightemperature experiments. In this talk, I will address the problem of phase stability of gold under extreme conditions. We demonstrate using theoretical and experimental results that the noblest of all metals is structurally unstable at high pressure. I will show that gold undergoes a phase transformation to an hexagonal structure induced by high pressure.

 

Rede de Nanociência e Aplicações em Propriedades Óticas e Eletrônicas de Novos Materiais
Palestrante: Prof. Antonio Ferreira da Silva (IF-UFBA)
Dia: 29/03/2007 (quinta feira) às 16:00 horas
Local: Sala de Seminários (Sala 404)

Resumo: Serão apresentadas algumas pesquisas em propriedades óticas e de transporte de novos materiais com ênfase em modelamento teórico/experimental. As pesquisas são desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Básica e Aplicada em Materiais Semicondutores / Laboratório de Propriedades Óticas e no âmbito da Rede de Nanociência


Seminários realizados em 2006

Um novo método para caracterização e monitoramento de reservatório de petróleo (Método eletromagnético a multifreqüência)

Palestrantes: Carlos Alberto Dias (LENEP/UENF), Olivar A.L. Lima (CPGG/UFBA) e Hedison K. Sato CPGG/UFBA)

Dia: 21 de dezembro(quinta feira)

Hora: 10:00

Local: Sala de seminários (404)


Políticas Públicas para a Ciência e Tecnologia 

Palestrante: Renato Dagnino (Unicamp)

Dia: 27 de novembro (segunda feira)

Hora: 15:00

Local: Sala de seminários (404)

Estudo do sistema FeO depositado em Ag(111) via XPS e LEED

Palestrante: Danilo S. Cruz (IF-UFBA)
Dia: 10/10/2006 (terça-feira)
Hora:15:00 horas

LocaL: Sala de Seminários do IF-UFBA (Sala 404)

 

Resumo: Óxidos metálicos são de grande interesse tecnológico devido ao seu uso como películas protetoras, como suportes na catálise, no armazenamento de informações, supercondutividade a alta temperatura e porque apresentam uma magneto-resistência gigante. Neste trabalho foram investigadas propriedades eletrônicas e estruturais da superfície de filmes de FeO(111), crescidos sobre a face Ag(111), ultilizando as técnicas de espectroscopia de fotoelétrons (XPS) e de difração de elétrons de baixa energia (LEED), respectivamente. As amostras foram preparadas e medidas "in-situ" , em ambiente de ultra alto vácuo, através de sucessivos ciclos de deposicão/oxidacão. Para esse estudo, após o processo de crescimento e de caracterização de um filme de aproximadamente 8 ML de FeO(111), foi realizado o experimento LEED com a amostra mantida à temperatura ambiente. Nesse experimento, padrões de difração foram coletados, para um intervalo de energia do feixe de elétrons incidentes compreendido entre 30 e 400eV. As curvas de intensidade espalhada versus energia do feixe incidente, curvas I(V), foram normalizadas com respeito à corrente do canhão de elétrons e suavizadas, mediante processo de interpolação, para então serem usadas na análise da comparação teoria-experimento. Nossos resultados mostram que esta superfície resulta em uma estrutura quase "bulk terminated", com pequenas relaxações para as primeiras camadas. Estes resultados concordam com resultados semelhantes, decorrentes de estudos realizados para a face (111) de óxidos que também apresentam a estrutura tipo "rock-salt", como por exemplo o MgO.
 

G.P.S. Occhialini's hundredth anniversary: the historical reconstruction of his scientific biography

Palestrante: Prof. Dr. Leonardo Gariboldi (Istituto de Fisica Generale Applicata - Sezione di Storia della Fisica - Università degli Studi di Milano - Itália)

Data: 28 de agosto de 2006 (segunda-feira)
Hora: 10:00
Local: Sala 404 do IFUFBa

 

Espectroscopia Ótica: Aplicações Gerais
Palestrante: Prof. Carlos Eduardo Fellows (IF-UFF)
Data: 24/08/2006 (quinta feira)
Horário: 14:00 horas
Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do IF-UFBA


Growth and Pattern Formation in the KPZ equation

Palestrante: Prof. Dr. Hans Fogedby  (Department of Physics and Astronomy - Aarhus University - Dinamarca)

Data: 11 de julho de 2006 (terça-feira)
Hora: 15:00
Local: Sala 413 do IFUFBa

Abstract: A nonperturbative weak noise scheme is applied to the Kardar-Parisi-Zhang equation for a growing interface in all dimensions. It is shown that the growth morphology can be interpreted in terms of a dynamically evolving texture of localized growth modes with superimposed diffusive modes. Applying Derrick's theorem it is conjectured that the upper critical dimension is four.

Interação de Dispersão em Dímeros de Hidrogênio Devido à Assimetria
Isotópica

Palestrante: Prof. Dr. José Rachid Mohallen (UFMGs)
Data: 14.06.2006 (quarta-feira)
Horário: 10:00 Horas
Local: Sala 404 (sala de seminários)


Resumo: Os efeitos isotópicos na interação de duas moléculas de hidrogênio são estudados pela primeira vez. Para dímeros hetero-isotópicos, (HD)2, uma interação atrativa do tipo R-6 aparece. A distinção entre diferentes configurações dos dímeros é feita considerando perturbações na nova
polarizabilidade decorrentes de uma nova interpretação do momento dipolar isotópico. Próximo ao mínimo de Van der Walls, a correção adiabática inter-molecular contribui com um termo repulsivo. A combinação dos dois efeitos determina a estabilidade relativa dos dímeros, sem preferência para alinhamento dos dipolos.



 

Seminários realizados em 2005

 

O Efeito Fotoelétrico

Palestrante: Elias R. de Souza (CEFET - BA)
Data: 16 de dezembro 2005  (sexta-feira)
Horário: 18:00
Local: CEFET-UFBA

  Contando com Einstein o Número de Moléculas num Mol

Palestrante: Niels F. Lima (CEFET - BA)
Data: 15 de dezembro 2005  (quinta-feira)
Horário: 18:00
Local: CEFET-UFBA

As Partículas Elementares

Palestrante: Prof. Alberto Santoro (UERJ)
Data: 01 de dezembro 2005  (quinta-feira)
Horário: 18:30
Local: Auditório do PAF-UFBA

 

Resumo: A noção de partículas elementares é muito antiga e ilustra de uma certa forma a curiosidade humana sobre nossas origens que se confunde em determinado momento com a origem do universo.  Há muitos séculos os conceitos evoluíram e a medida que as tecnologias foram permitindo também fomos aperfeiçoando os conceitos e o conhecimento sobre os objetos fundamentais da natureza. Hoje o estudo das Partículas Elementares se faz na Física de Altas Energias, com uma instrumentação complexa, os aceleradores de partículas. Estes aceleradores fazem parte do conjunto de ferramentas usadas pelos físicos para estudar as leis fundamentais que regem as interações fundamentais  da natureza e seus tijolos principais.

 

A Física do Mergulho

Palestrante: Profa. Hebe Queiroz (UFBA)

Data: 29 de novembro 2005  (terça-feira)
Horário: 17:00
Local: Instituto de Física

 

Resumo: O ambiente do mergulho é diferente do nosso habitual, não somente pela falta de suprimento de oxigênio, mas também pelas diferentes, e quase sempre grandes, pressões a que os mergulhadores estão constantemente submetidos. Os efeitos fisiológicos da pressão durante o mergulho podem causar desconforto e até sérios danos à saúde. Apesar disso, são pequenos os índices de acidentes, os quais podem ser evitados com procedimentos simples.Neste seminário serão apresentadas as leis físicas estudadas nos cursos de mergulho autônomo, cujo conhecimento é importante para a realização de um mergulho seguro e agradável

 

Métodos Físicos para Estudar a História da Física
Palestrante: Prof. Osvaldo Pessoa(USP)
Data: 24 de novembro 2005  (quinta-feira)
Horário: 18:30
Local: Auditório do PAF-UFBA

 

Resumo: A história da ciência pode ser descrita a partir de uma rede de relações causais que ligam unidades de conhecimento científico, chamadas “avanços”, que incluem idéias, experimentos, técnicas, formulações de problemas, dados, etc. Um certo conjunto de avanços pode ser visto como “causando” o surgimento de um novo avanço, com uma certa probabilidade. O estudo de episódios científicos em que ocorrem descobertas independentes permite a formulação de um único “modelo causal” que dê conta das semelhanças e diferenças entre as duas histórias independentes. Como estudo de caso, examinamos o início da ciência do magnetismo na China e Europa. O ponto de partida para a construção desses modelos causais são o conhecimento e a intuição do historiador da ciência. Uma vez postulado um modelo, apresentam-se critérios para se atribuírem probabilidades para as relações causais. O tempo que de fato transcorreu entre dois eventos é tomado com a vida média associada à função de distribuição subjacente, que se supõe exponencial, como nos decaimentos radioativos, apesar de tal suposição ser passível de discussão. Investiga-se como calcular as probabilidades para mais de dois eventos, levando em consideração a composição, disjunção e conjunção de causas. O objetivo geral do método é a representação computacional da base de informações da história da ciência, para posterior teste de teses da área de “teorias de mudança científica”.


Complexidade e Sistemas Climáticos
Conferencista: Prof. Roberto Andrade (UFBA)
Data: 22 de novembro (terça-feira)
Horário: 17:00
Local : Sala 404 - Instituto de Física

Resumo: O estudo da complexidade está focado em propriedades de sistemas com muitos graus de liberdade e com uma evolução que apresenta a formação de padrões ou estruturas espaço-temporais e caóticos. Usamos resultados de diversos estudos desenvolvidos em modelos de criticalidade auto organizada para precipitações pluviométricas e análises de séries históricas de estações meteorológicas do nordeste do Brasil para motivar uma discussão sobre para complexidade em sistemas climáticos. Especial atenção é dedicada à comparação entre os regimes climáticos do nordeste do Brasil com os provindos de regiões temperadas.


 Mulheres em Física
Conferencista: Profa. Marcia Barbosa (UFRGS)
Data: 17 de novembro (quinta-feira)
Horário: 18:30
Local : Auditório Leopoldo Amaral - Escola Politécnica

Resumo: O percentual de mulheres na física é inferior ao de outras carreiras. Estudos mostram que o crescimento da participação feminina na física é menor do que o observado em outras ciências exatas. Esta participação se torna ainda mais reduzida nos postos mais altos, nas comissões, nos comitês organizadores, nos cargos de direção e em posições de liderança. Neste seminário iremos responder a questões como: Por que as mulheres precisam da física? Por que isto ocorre? O que fazer para aumentar a participação feminina? O que fazer para que as mulheres tenham acesso a posições de liderança? Por que a física precisa das mulheres?

Título: Aspectos atuais da Teoria Quântica dos Campos
Conferencista: Prof. Marcelo Gomes (USP)
Data: 10 de novembro (quinta-feira)
Horário: 18:30
Local : Auditório Leopoldo Amaral - Escola Politécnica

Resumo: A Teoria quântica de campos (TQC) reúne num mesmo arcabouço a relatividade restrita e a mecânica quântica. Designada inicialmente como uma ferramenta para o estudo das partículas elementares a TQC logo mostrou ter um escopo bem maior, permeando hoje em dia várias áreas da física teórica. Neste seminário procurarei mostrar alguns aspectos do desenvolvimento histórico, os percalços e também os sucessos no estudo da eletrodinâmica quântica e das interações fortes e fracas. Um denominador comum a todas essas teorias é o fato que elas são renormalizáveis o que justifica a aplicação de métodos perturbativos. O mesmo não acontece com a gravitação cuja quantização constitui um dos maiores desafios da física atual. Nessa circunstância tentarei descrever estudos recentes que focalizam a física em distâncias muito pequenas quando efeitos quânticos da gravitação não podem ser desprezados

Título: A Pesquisa em Ensino de Física no Brasil
Conferencista: Profa. Anna Maria Pessoa de Carvalho (USP)
Data: 08 de novembro (terça-feira)
Horário: 18:30
Local : Auditório Leopoldo Amaral - Escola Politécnica

Resumo: Esta palestra pretende mostrar o trabalho desenvolvido pelo grupo da SBF que produziu o livro “FÍSICA PARA O BRASIL: PENSANDO O FUTURO” particularmente sobre o tema: a pesquisa em Ensino de Física. Iniciaremos com um pequeno histórico das origens da pesquisa na área e depois abordaremos três grandes sub-áreas: a pesquisa em alfabetização científica; a tecnologia e o ensino de Física e a pesquisa em formação de professores. Se possível, mostraremos alguns exemplos destas pesquisas.

Título: Projeto GREF: história, propostas e práticas
Palestrante: Profa. Yassuko Hosoume(USP)
Data: 03 de novembro (quinta feira)
Horário: 17:30
Local: Auditório do PAF-UFBA

Resumo: O grupo de Reelaboração do Ensino de Física começou seus trabalhos em 1983 e sua proposta de ensino ganhou mais consistência no início dos anos 90 com a publicação de seus três livros para o professor. Sua aplicação em sala de aula, por exigir a construção de uma nova visão de conhecimento físico, de educador e de aprendizado, encontra dificuldades que só podem ser superadas com o abandono da visão propedêutica de ensino. Essa reconstrução da parte do professor e outros atores do processo educacional, também apontada como necessária nos PCNs, na verdade se trata de um processo coletivo, no qual a universidade se apresenta com papel fundamental. Acreditamos que o uso do GREF na sala de aula, mesmo o emprego de partes de sua proposta, já representará um avanço para a melhoria da educação brasileira.

Título: Einstein, David Bohm, a física quântica, e o Brasil
Palestrante: Prof. Olival Freire Jr. (UFBA)
Data: 01 de novembro (terça feira)
Horário: 17:00
Local: Auditório do Instituto de Geociências -UFBA.

Resumo: Entre 1951 e 1955, os destinos do físico americano David Bohm, de Albert Einstein, e da pesquisa sobre os fundamentos da teoria quântica se entrecruzaram com a história do Brasil e da física brasileira. Uma extensa correspondência entre David Bohm e Einstein documenta esse período. A análise dessa correspondência, e de seu contexto, iluminam aspectos da história do Brasil e da história da física. O seminário é dedicado a apresentar e comentar essa correspondência.

Título: A física dos livros didáticos de 1800 a 2000
Palestrante: Prof. Wagner Wuo (PUC-SP)
Data: 27/10 (quinta-feira)
Horário: 17:30
Local: Auditório do PAF - UFBA. Campus de Ondina

Resumo: Serão abordados diversos aspectos da física ensinada a partir dos livros didáticos:
a) As mutações que os livros didáticos sofreram ao longo do século XIX, sobre a influência das correntes filosóficas e do desenvolvimento tecnológico.
b) As fases de transformação dos livros didáticos de física ao longo do século XX
c) Uma análise e classificação (tipológica) para os livros didáticos
d) A evolução dos livros nas últimas décadas e a forma singular proposta para o ensino de física no Brasil.

O Experimento de Michelson-Morley e a Relatividade Restrita
Palestrante: Prof. Ricardo Miranda (UFBA)
Data: 25/10 (terça-feira)
Horário: 17:00
Local: Auditório Profa. Yeda Andrade Ferreira - Instituto de Geociências da UFBA

Resumo: O resultado negativo do experimento de Michelson-Morley (1887), realizado para testar a teoria de Fresnel mediante a detecção do movimento da Terra relativo ao éter luminífero, foi, inicialmente, explicado pela hipótese de contração de Lorentz-FitzGerald (1892). Em 1905, ao propor a teoria da Relatividade Restrita, Einstein forneceu uma outra explicação, simplesmente descartando a existência do éter e afirmando a constância da velocidade da luz, em todas as direções, relativamente a Terra. O próprio Einstein, no entanto, reconheceu explicitamente que ambas as explicações eram satisfatórias; a aceitação de sua teoria, em detrimento daquela de Lorentz-Fitzgerald, justificava-se por razões de simplicidade, não havendo critérios experimentais para tal. Em 2002, Miranda, Andion e da Costa (Phys. Essays, 15, 4, p. 422) mostraram que a referida hipótese de contração é satisfatória apenas para uma configuração particular do aparato no citado experimento, falhando para uma configuração genérica; a Relatividade Restrita, por outro lado, explica o resultado do experimento em qualquer caso.

Informação Quântica

Palestrante: Prof. Luiz Davidovich (UFRJ)

Local: auditório Leopoldo Amaral da Escola Politécnica

Data: 20/10/05

Hora: 18:30 hs

Resumo: A informação quântica é uma disciplina que tem por objetivo caracterizar, transmitir, armazenar, comprimir e utilizar computacionalmente a informação disponível em estados quânticos. Ela deve seu rápido desenvolvimento nos últimos anos à habilidade, desenvolvida em diversos laboratórios, de controlar e medir sistemas microscópicos simples, à descoberta de algoritmos quânticos rápidos, e ao reconhecimento de que a lei de Moore levará dentro de aproximadamente uma década ao limite de um único átomo para as portas lógicas elementares. A criptografia e os computadores quânticos, que estão entre as principais aplicações, baseiam-se em propriedades sutís e fundamentais do mundo quântico: a perturbação inevitável associada à medida, o princípio de superposição e as propriedades não locais de estados emaranhados. O progresso nessa área está intimamente ligado a um entendimento profundo da mecânica quântica: progressos recentes incluem a proposta e demonstrações experimentais do fenômeno de teleportação, bem como investigações detalhadas do papel da descoerência na transição quântico-clássica. Essa palestra reverá conceitos básicos e desenvolvimentos recentes nessa área, enfatizando a relação estreita entre pesquisa básica e possíveis aplicações.

Dinâmica dos estômatos em uma folha
Palestrante: Profa. Dra. Carmen Pimentel Cintra do Prado (Instituto de Física da USP)
Data: 29/09/2005 (quinta-feira)
Local: Sala 404 (Instituto de Física - UFBa)
Horário: 16 hs

A Experiência da Revista na Escola
Palestrante: Prof. Dr. Nelson Studart (Depto. de Física da UFSCar)

Título: A Matemática como Estruturante do Conhecimento Físico
Palestrante: Prof. Dr. Maurício Pietrocola (Instituto de Física da USP)
Dia 22/09 (quinta-feira) às 10 horas na sala 404

 

 

Título: Problemas Inversos em Ciência e Tecnologia Espacial

Palestrante: Haroldo Fraga de Campos Velho (LAC-INPE)

Data: 15/09 (quinta-feira)
Horário: 15 hs
Local sala 404 (IF-UFBa)

Segue abaixo a programação das atividades dos meses de agôsto e setembro, referente ao Ano Mundial da Física

Conferências:
1 . Einstein e a cultura
Prof. João Zanetic (USP)
Dia: 20/09 às 18:30h
Local: Auditório do CEFET-Ba

Seminários:
1. Fractais em Física: Geometria da Natureza
Prof. José Garcia Miranda (IFUFBA)
Dia: 18/08 às 17:00h
Local: Instituto de Física - sala 404

2. A Física dos Tsunamis
Prof. Alberto Brum (IFUFBA)
Dia: 01/09 às 17:00h
Local: Instituto de Física - sala 404

3. A Física e o olho humano
Prof. Jorge M. Malbouisson (IFUFBA)
Dia: 08/09 às 17:00h
Local: Instituto de Física - sala 404

4. Oceanografia Física: Qual a importância das correntes oceânicas e como estudá-las?
Prof. Mauro Cirano (IFUFBA)
Dia: 15/09 às 17:00h
Local: Instituto de Física - sala 404

5. A modelagem de sistemas climáticos: Aspectos físicos, numéricos e computacionais
Prof. Clemente Tanajura (IFUFBA)
Dia: 11/10 às 17:00h
Local: Aduditório do Instituto de Geociências

Mini-Cursos (incrições no Instituto de Física, limite de 30 vagas):
1. Como é possível ver os átomos?
Prof. Caio Castilho (IFUFBA)
Dias: 22 e 23/08 às 17:30h
Local: Instituto de Física

2. Uma viagem pela estrutura microscópica da matéria
Profs. Ângelo Maniero, Edmar Moraes e Frederico Prudente (IFUFBA)
Dias: 03, 10, 17 e 24/09 às 9:00h
Local: Instituto de Física

3. Construção de recursos didáticos experimentais utilizando materiais recicláveis ou de baixo custo par serem utilizados em aula de física
Prof. Sérgio Esperidião (IFUFBA), Sérgio Borges (Fac. Jorge Amado)
Dias: 13 e 15/09 das 14 às 18h
Local: Instituto de Física

4. Como podemos usar a Física, a Matemática e a Ciência da Computação para modelar sistemas biológicos?
Profa. Suani Pinho (IFUFBA)
Dias: 20 e 22/09
Local: Instituto de Física


Mesas - Redondas:

1. Como está o esino médio de física na Bahia?
Profa. Judite Miranda (IFUFBA)
Profa. Maria Cristina M Martins (IFUFBA)
Prof. J. Jande de O. Santos (SINPRO)
Prof. Dan Oliveira Santana (CEFET-BA)
Dia: 24/08 às 17:00h
Local: CEFET-BA

 

 

 

Instituto de Física - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Campus Universitário de Ondina, Salvador - BA, Brasil
CEP: 40210-340. Tel. (71) 3283-6600. Fax (71) 3283-6606.